É possível aproveitar os altos e baixos do meu ciclo menstrual? Dá para prever e planejar minhas atividades de acordo com meu nível de energia e bem-estar naquele período?
Acompanhar de perto nosso ciclo menstrual é uma forma de nos autoconhecer, entendendo como ele influencia nosso corpo e nossas emoções ao longo do mês. Vem com a gente entender mais sobre ele e como usá-lo a nosso favor! 👇
Se observar para se conhecer 🔍
Sempre falamos aqui sobre nos tornar especialistas no próprio prazer: saber como funciona meu corpo, o que ativa ou inibe minha libido, quais meus estímulos preferidos… Tudo isso faz parte do autoconhecimento. Com o ciclo menstrual, não é diferente. O ciclo menstrual nos acompanha por anos, e apesar de mudar no decorrer da vida, pode apresentar padrões que nos ajudam a prever sintomas, comportamentos e emoções.
Você já sentiu ansiedade e tristeza e, quando foi ver, era só a TPM que tinha chegado? Então, acompanhar de perto seu ciclo menstrual pode te ajudar a se planejar para quando esse momento chegar. Entender que durante a fase folicular sua energia está lá em cima, e que é o melhor período para uma reunião importante, por exemplo, é usar colocar em prática o autoconhecimento.
Observar seu corpo, alterações físicas, emoções e sentimentos, nível de energia, pensamentos em cada fase do ciclo, é a primeira tarefa para reconhecer suas necessidades e habilidades que aparecem todo mês. É um ótimo jeito de planejar sua rotina aproveitando suas fases de maior produtividade e respeitando os momentos de introspecção.
- Leia também: Como encontrar espaço para o prazer na rotina?
Fases do ciclo menstrual
O ciclo menstrual tem, em média, 29 dias, mas pode variar entre 21 e 35 dias e ser considerado saudável. Ele começa no primeiro dia da menstruação e termina um dia antes da próxima menstruação. Vamos conhecer as 3 fases do ciclo e o que acontece em cada uma? 🩸

Fase folicular 🌸
Começa no primeiro dia do ciclo, ou seja, quando inicia a menstruação, e dura até a ovulação – em torno de 14 dias. É nesse momento em que ocorre a maturação dos folículos (estrutura que contém os óvulos) nos ovários, a partir da produção do hormônio foliculoestimulante (FSH).
Durante o sangramento menstrual, alguns sintomas são comuns: cólicas menstruais, dores de cabeça, fadiga, aumento da frequência ao urinar, dor no abdômen e na região lombar. Até mesmo crises de enxaqueca podem acontecer!
Após o fim da menstruação, o estrogênio chega ao seu nível máximo. A vagina costuma ficar mais úmida, já que o hormônio estimula a produção de um muco transparente que visa facilitar a passagem dos espermatozoides para a cavidade uterina. Ele também cria um ambiente favorável à implantação do embrião, fazendo a espessura do endométrio aumentar.
Com o aumento de estrogênio, podemos nos sentir mais ativas, dispostas, com mais energia e libido. Ocorre a melhora do humor, devido ao aumento de serotonina e dopamina, nos dando uma sensação de motivação, felicidade e bem-estar.
⭐ É o momento propício para iniciar projetos, expandir horizontes e se aventurar no prazer. Nos sentimos mais confiantes e com a força criativa ativada!
Fase ovulatória ☀️
É quando acontece a ovulação, ou seja, quando o óvulo é liberado pelo ovário e segue até as tubas uterinas para a fecundação. Não é possível saber com exatidão quando acontece a ovulação, mas podemos perceber os sinais do nosso corpo que indicam que ela ocorreu: muco cervical mais seco, aumento da temperatura basal (corpo em repouso) e colo do útero mais baixo, fechado e firme.
É nessa fase curta que acontece o período fértil, momento em que pessoas com útero têm mais chances de engravidar. Em geral, considera-se período fértil cerca de três dias antes até três dias depois da ovulação.
⭐ Nesse momento podemos nos sentir mais comunicativas e disponíveis para as relações. Um ótimo período para socializar, marcar encontros, fazer reuniões e celebrar a vida!
Fase lútea 🌙
Se inicia após a ovulação e vai até um dia antes da menstruação, durando cerca de 14 dias. É quando o folículo vazio forma um tecido chamado de corpo lúteo (por isso o nome da fase), que produz uma grande quantidade de progesterona. A progesterona atua no endométrio, preparando-o para uma possível gestação.
Quando a gestão não acontece, o corpo lúteo interrompe a produção de hormônios e é absorvido. Com a baixa quantidade de estrogênio e progesterona, o endométrio não se sustenta e começa a descamar, dando início à menstruação.
No fim da fase lútea, ocorre a famosa tensão pré-menstrual (TPM). Cansaço, dores e inchaço nas mamas e no abdômen, dores de cabeça e nas pernas, alteração no sono e no apetite, além de sintomas psicológicos como irritabilidade, ansiedade e tristeza costumam aparecer.
⭐ Nesse período estamos menos disponíveis para demandas externas e precisamos de tempo de qualidade para nós mesmas. É um momento de recolhimento, ótimo para acessar nossas emoções através da arte: escrever, pintar, cantar, dançar, enfim, se expressar.
Ferramentas para auto-observação
Registrar sintomas, sentimentos e pensamentos é essencial para identificar padrões físicos e emocionais, nos deixando mais conscientes do nosso ciclo e do nosso corpo. Esse registro pode ser feito em um diário, em uma Mandala Lunar ou mesmo em aplicativos destinados à menstruação.

Imagem: Reprodução/Mandala Lunar
Você pode anotar diariamente diversos aspectos da sua vida, adaptando para o que mais faz sentido para você, ou o que você quer observar no momento. Por exemplo:
- Aspectos físicos (menstruação, dor de cabeça, cansaço, insônia, etc)
- Hábitos (exercícios físicos, leitura, meditação, etc)
- Sentimentos (saudade, carência, tristeza, felicidade, raiva, etc)
- Libido (libido alta, libido baixa, relação sexual, masturbação)
- Energia vital (ativa, sonolência, preguiça, etc)
Ter momentos de pausa para se observar é, também, se cuidar. Um convite a ter mais atenção e intencionalidade com nossas necessidades e desejos! Vamos juntas nessa?
Quer receber conteúdos sobre saúde e sexualidade diretamente no seu e-mail? É só se inscrever na News da Magix! É rápido e gratuito 👇