Você está visualizando atualmente Câncer de mama: como prevenir e fazer o autoexame

Câncer de mama: como prevenir e fazer o autoexame

Conhecer o nosso corpo vai muito além da sexualidade. Estar atenta às mudanças que nele ocorrem é uma questão de saúde, e no caso do câncer de mama, pode salvar vidas. Um diagnóstico precoce amplia as chances de cura e melhora a qualidade de vida de muitas mulheres.

Para prevenir o câncer de mama, o primeiro passo é saber mais sobre ele: o que é, quais os sintomas, fatores de risco, como fazer o autoexame e como procurar ajuda médica. Vamos juntas? 🎗️🩷

Afinal, o que é o câncer de mama?

O câncer de mama acontece quando surge um crescimento descontrolado das células que compõem as estruturas do seio. Geralmente, essas células anormais se dividem e se acumulam, formando nódulos ou massa na região. É importante saber que existem vários tipos de câncer de mama, e que alguns evoluem de forma rápida, e outros, não.

Câncer de mama não tem idade, mas tem gênero

A doença é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Ainda que seja mais comum após os 35 anos, pode, sim, acometer pessoas mais jovens. Acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos.

Câncer de mama: quais os sintomas?

“Câncer de mama dói?” é uma dúvida frequente. Muitas vezes, o câncer de mama pode não apresentar sintomas e ser detectado em exames de rotina. No entanto, algumas mulheres podem apresentar sinais que merecem cuidado e atenção. São eles:

câncer de mama prevenção como fazer autoexame câncer de mama dói tratamento diagnóstico precoce
  • Dor na mama ou no mamilo;
  • Nódulo endurecido no seio;
  • Mamilo invertido;
  • Vermelhidão na região;
  • Saída de secreções pelo mamilo;
  • Inchaço em parte ou em toda a mama;
  • Nódulos nas axilas;
  • Pele da mama com aspecto de casca de laranja;
  • Feridas e irritação.

Fatores de risco para câncer de mama

Diversos fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de mama. Alguns deles podem e devem ser prevenidos, como:

  • Excesso de peso corporal;
  • Falta de atividade física;
  • Consumo de bebidas alcóolicas;
  • Tabagismo.

Como fazer o autoexame?

O diagnóstico precoce acompanhado de um tratamento adequado aumenta as chances de cura da doença. É aí que entra o autoexame, que nos ajuda a entender se existe alguma anormalidade suspeita, atuando na prevenção do câncer de mama. 

Ele deve ser feito uma vez por mês, preferencialmente após o fim da menstruação. Se você não menstrua mais, faça o autoexame no mesmo dia de cada mês, por exemplo todo dia 15. Observe suas mamas do jeito que se sentir mais confortável! 👇

câncer de mama prevenção como fazer autoexame câncer de mama dói tratamento diagnóstico precoce

Em pé

De frente para o espelho, observe atentamente a região dos seios e axilas. Com o braço levantado, use a outra mão para apalpar delicadamente, porém com firmeza, cada centímetro das mamas, passando os dedos na pele e nos mamilos.

Deitada

Com a mão esquerda sob a cabeça, apalpe a parte interna da mama com a mão direita, fazendo movimentos circulares suaves e apertando levemente com a ponta dos dedos. Depois, inverta a posição e apalpe da mesma forma a mama direita.

No banho

Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e apalpe a mama suavemente com a mão esquerda, estendendo até a axila. Depois, repita o mesmo processo, só que do outro lado.

Caso note alguma anormalidade, procure um médico ginecologista ou mastologista.

Por fim… É bom lembrar!

✅ Mantenha sempre os exames de rotina em dia, assim como as consultas ginecológicas anuais.

✅ Mulheres com mais de 40 devem fazer mamografia anualmente. As imagens obtidas pelo exame conseguem mostrar a presença de nódulos ainda em fases iniciais.

✅ O tratamento para câncer de mama varia de acordo com o estágio da doença, suas características biológicas e condições da paciente.

✅ Em alguns casos, o médico pode solicitar a mamografia antes da idade recomendada. Siga sempre a orientação médica!

Prevenção é o melhor caminho e um toque pode mudar a sua vida. Se você chegou até aqui, é sinal que está comprometida com sua saúde! Vamos juntas nessa luta? 💗

Receba conteúdos sobre saúde e sexualidade diretamente no seu e-mail. É só se inscrever na News da Magix! É rápido e gratuito 👇

Deixe um comentário