Você está visualizando atualmente É normal sentir preguiça de transar?

É normal sentir preguiça de transar?

Por que não sinto vontade de transar com a mesma frequência que sentia antes? Tem algo de errado com a minha libido? Será que meu relacionamento está esfriando? Se você já se sentiu frustrada, angustiada ou culpada por sentir preguiça de transar, saiba que não está sozinha — a maioria das mulheres já se sentiu assim.

Tá tudo bem não estar com o tesão em dia, mas entender o próprio padrão de desejo e como ele influencia na sua rotina é mais um passo para o autoconhecimento na sexualidade. Segue na conversa que a gente te explica tudinho! 🔍

Como funciona o nosso desejo?

Até o início dos anos 2000, era entendido que o ato sexual tinha quatro fases: o desejo, que contempla a vontade de fazer sexo, a excitação, quando o corpo responde aos estímulos positivos, o orgasmo, que é o pico culminante do prazer e a resolução, o momento de relaxamento pós-orgasmo.

Entretanto, ao estudar a sexualidade feminina, a psiquiatra Rosemary Basson percebeu que isso não se enquadrava para grande parte das mulheres, especialmente as que estavam em relacionamentos longos. Ela percebeu que o desejo espontâneo desaparecia após um tempo de relacionamento e se transformava em desejo responsivo. Olha só! 👇

preguiça de transar
Ciclo de resposta sexual circular.

Desejo espontâneo

Sabe quando estamos no início de um relacionamento e mal conseguimos assistir um filme sem transar? É o padrão de desejo espontâneo, ou seja, aquele tesão que vem “do nada”. Você não precisa de nenhum estímulo sexual para pensar ou desejar o sexo, ele simplesmente aparece e te deixa excitada.

Quando nos apaixonamos, nosso cérebro passa por algumas alterações, liberando hormônios e neurotransmissores que nos deixam, digamos, embebidos de tesão. O desejo espontâneo fica lá em cima e é natural que ele diminua ou desapareça ao longo do tempo.

Desejo responsivo

Depois de um tempo de relacionamento, o desejo espontâneo se transforma em desejo responsivo e entramos em um estágio de neutralidade sexual. Você não fica pensando ou desejando sexo, mas, se receber estímulos corretos, a excitação aparece.

A partir de seis meses de relacionamento, em alguns casos, já é possível sentir essa transformação. Nessa fase, por exemplo, você e sua parceria conseguem assistir vários filmes sem transar, você já nem pensa tanto em sexo e chega até a sentir preguiça. Ou seja, o que chamamos de “preguiça de transar” é, na verdade, o desejo responsivo.

Entendendo o que me excita

Você já sentiu preguiça de transar mas, quando o sexo começou, foi muito bom? Isso acontece porque o desejo precisa ser despertado com os estímulos certos — algo precisa motivar o sexo. Mas o que seria isso?

O que acelera ou freia o desejo é diferente para cada pessoa. Ter um dia estressante, por exemplo, pode ser um “freio” para o desejo de alguns, enquanto outros enxergarão o sexo como uma saída para relaxar do estresse.

masturbação feminina vulva
Entenda o que “acelera” e o que “freia” o seu desejo.

Todos os estímulos que você recebe – o que escuta, vê, cheira, prova, toca e imagina – é avaliado pelo seu cérebro, que determina se aquilo é algo excitante ou inibidor para você. Por isso é tão importante conhecer o que ativa o acelerador e o freio do nosso próprio desejo. Somente assim é possível caminhar em busca de uma satisfação sexual plena!

Vale dizer que isso não é sobre não querer fazer sexo e fazer mesmo assim. Nunca faça nada que você não esteja com vontade ou confortável, nem mesmo com quem você ama, tá bem?

Mas peraí, mulheres sentem menos vontade de transar?

Com certeza você já ouviu essa afirmação por aí e não é à toa. Vivemos em uma sociedade que não ensina a mulher a desejar. Pelo contrário, aprendemos que precisamos ser desejáveis – ser bonita, magra, boazinha e sempre, sempre, agradar ao outro.

Ao não conseguir exercer a própria sexualidade, as mulheres costumam achar que o sexo não é para elas. Afinal, ela escutou durante toda a vida que sexo é errado, sujo e proibido, e que se ela transar porque está com vontade, ela perde seu valor.

preguiça de transar
Não priorizar o próprio prazer no sexo faz a libido despencar.

Mulheres que não sabem o que desperta o próprio tesão costumam fazer sexo para agradar o outro, o que faz a libido despencar. Pensa comigo: você iria querer fazer algo que demanda muito de você mas não te dá retorno? 

Se para a maioria dos homens, sexo é penetração, para as mulheres é preciso mais. Sem estímulos positivos, o cérebro entende que aquela atividade que demanda muita energia física, mental e emocional, é chata e não traz recompensa – e é claro que a vontade cai. Portanto, a resposta está em entender o que te excita e priorizar o próprio prazer!

Por que me sinto mal por isso?

Muitas mulheres se sentem quebradas e frustradas por sentirem preguiça ou falta de vontade de transar. Ou mesmo são cobradas pela parceria, o que pode trazer o sentimento de culpa. Vale pensar: isso me incomoda mesmo ou estou mal pela cobrança do outro? Será que esse não é o meu padrão de desejo?

Estamos aqui para te dizer que você não está sozinha. E também que não existe frequência sexual ideal, ainda que a sociedade te diga o contrário. São muitos fatores que interferem e causam oscilações na libido – e tá tudo bem não desejar o tempo todo.

Você, especialista do próprio prazer 💖

O autoconhecimento é essencial para uma sexualidade plena, gostosa e divertida. Por que não usar as ferramentas que temos disponíveis para se tornar especialista do próprio prazer? Temos conteúdos especiais que vão te guiar nessa trilha de autoamor!

Conhecer o próprio corpo

Se aventurar na masturbação

Fortalecer a conexão consigo mesma

Quer receber dicas e conteúdos sobre sexualidade diretamente na sua caixa de entrada? É só se cadastrar na newsletter da Magix aqui embaixo! 👇

Deixe um comentário